Morre o ex-vereador Valdemar Zimiani

por Fabiano Cruz última modificação 25/01/2021 18h21
É com grande pesar que a Câmara Municipal de Garça comunica o falecimento do ex-vereador Valdemar Zimiani.
É com grande pesar que a Câmara Municipal de Garça comunica o falecimento do Sr. Valdemar Zimiani.

Faleceu na tarde do dia 25/01/2021, vítima de um AVC, o ex vereador Valdemar Zimiani. Valdemar Zimiani foi vereador por 8 mandatos.
No ano de 2016, por aprovação unânime da Casa, Valdemar Zimiani foi homenageado com o Título de Cidadão Garcense.
Nascido em 28 de fevereiro de 1939, na vizinha cidade de Pirajuí, Valdemar Zimiani é filho do casal Antônio Zimiani e Assunta Barbieri Zimiani.
Mudou-se para as imediações do distrito de Jafa no ano de 1946 – aos sete anos de idade -, terra pela qual se apaixonou e nunca mais deixou. Após exercer atividade profissional em Jafa, exatamente no dia 02 de setembro de 1962 adquiriu um salão de barbeiro e mudou-se para o distrito.
Casou-se em 1963 com a Sra. Maria Josefa Aguilar Zimiani (in memorian), de cuja união nasceram os filhos Maria Cristina (in memorian), Valdemar Roberto, Adriane, Vinicius e Victor. Possui 8 netos e um bisneto.
Atuou na área esportiva e social, beneficiando o distrito de Jafa e adjacências. Foi um dos militantes políticos de maior tradição na história garcense, com oito mandatos de vereador e um mandato ocupando a subprefeitura do distrito de Jafa. É um recordista absoluto em matéria de longevidade legislativa local.
Iniciou sua carreira política na legislatura 1977/1983, quando conquistou uma cadeira de vereador pela primeira vez, incentivado pelo então Prefeito Assis Bosquê. Representante nato do distrito de Jafa, Bairro Itiratupã e adjacências, pode ser considerado o grande responsável pelas conquistas daqueles locais. Podemos citar algumas como: guias e sarjetas, o Posto de Saúde, a Creche, o Ginásio de Esportes e 92 casas populares, tudo no distrito de Jafa, mais o asfalto da estrada vicinal que dá acesso ao Bairro Itiratupã e o Bairro Nova Jafa.
Participou de importantes e históricos debates e votações no Legislativo local, bem como da elaboração da primeira Lei Orgânica do Município, em 1990. Fez parte de históricas e memoráveis composições de nosso Legislativo, participando de inúmeras comissões parlamentares.
Sua forma de trabalhar cativou colegas de legislativo, mesmo de bandeiras políticas diferentes, que o admiraram e não o viam como um adversário, mas sim um amigo. E a resposta da população ao seu trabalho está nas urnas, nas sucessivas eleições que sagrou-se vencedor.
Simplicidade, Humildade, Carisma e Bondade. Esses adjetivos certamente expressam perfeitamente esta figura de grande destaque em nossa comunidade. Valdemar Zimiani fez uma história bonita e empreendedora ao longo de mais de sete décadas como um líder do distrito de Jafa e adjacências. A comunidade testemunhou o avanço e desenvolvimento daqueles locais e, consequentemente, de nossa cidade de Garça, devido ao seu esforço, dedicação e comprometimento.
A Câmara Municipal de Garça, em nome de toda a população, se solidariza com os familiares e amigos do saudoso e querido Valdemar Zimiani.