A Câmara Municipal de Garça, em parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal, implanta o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

por fabiano.cruz — última modificação 08/06/2018 14h29

A Câmara Municipal de Garça, em parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal, implanta o Portal Modelo e o Sistema de Apoio as Processo Legislativo (SAPL).

A Câmara Municipal de Garça,a partir de 01 de junho, passou a utilizar-se exclusivamente de produtos do Interlegis. O Programa Interlegis é um programa do Senado federal e nasceu em 1997, da vontade de integrar todas as Casas Legislativas no caminho da modernidade, e dar condições para que cada uma delas pudesse desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.

A Câmara Municipal de Garça adquiriu os seguintes produtos da Interlegis:

- o SAPL que é um sistema web, que se utiliza softwares livres, para organizar, arquivar e consultar as informações legislativas,

- o Portal Modelo, que é um Produto que oferece a implantação de um modelo de portal na Internet para as casas legislativas; Portanto, o novo site é que há de melhor na disponibilizaçâo de informações legislativas e transparência, chancelado pelo Senado Federal. É intuito da Câmara Municipal de Garça realizar um projeto de gestão documental, inserindo em seu portal todo seu acervo documental, desde 1948. Este projeto está em execução e com esse novo site e nova base de dados, em breve os trabalhos já serão vistos pela população.

Além disso há uma mudança no domínio. O antigo domínio ".sp.gov.br", foi modificado para ".sp.leg.br", pois o "LEG" é o domínio apropriado para as Câmaras Municipais, e já está sendo utilizado por várias câmaras municipais, assembléias. Câmara e Senado Federal. O endereço eletrônico da Câmara passa a ser www.garca.sp.leg.br.

Todos esses produtos não terão custo algum para a Camara, que por sinal, terá uma economia de cerca de R$ 15.000,00 anuais com a não renovação de contrato de locação de software. E,ainda, vale ressaltar que toda a implantação e conversão de base de dados antiga, foi feita pelo corpo técnica da Câmara, sem custos adicionais.

Como a nova base de dados se utiliza de requisitos de segurança mais completos, pode ocorrer de softwares antivírus instalados nas máquinas de usuários bloquear o acesso a certas consultas, como de matérias legislativas e produção de vereadores. Mas basta liberar o carregamento de scripts, na lateral superior direita da tela, na barra de endereços, que o conteúdo será visualizado normalmente.