Sessão Solene

por Fabiano Cruz última modificação 10/12/2021 10h19
Câmara entregará títulos honoríficos em sessão solene a ser realizada no dia 14/12, a partir das 19h30.

A Câmara Municipal de Garça realizará na próxima terça-feira, 14/12, a partir das 19h30, sessão solene para outorga dos Títulos de: Cidadão Garcense ao Sr. "JOSÉ ALCIDES FANECO", concedido através do Decreto Legislativo nº 06/2008 (https://sapl.garca.sp.leg.br/norma/5035); Cidadão Benemérito ao Sr. "PEDRO HENRIQUE SCARTEZINI", concedido através do Decreto Legislativo nº 11/2018 (https://sapl.garca.sp.leg.br/norma/100093); Cidadão Benemérito ao Sr. "NILSON BASTOS BENTO",  concedido através do Decreto Legislativo nº 01/2017, (https://sapl.garca.sp.leg.br/norma/5406); Cidadão Garcense ao Sr. “HUSSEIN ALI CHEHADE - "SALIM"”  concedido através do Decreto Legislativo nº 23/2019, (https://sapl.garca.sp.leg.br/norma/100271) e Cidadão Garcense ao Sr. “JOSÉ BETTIO” in memorian, concedido através do Decreto Legislativo nº 03/2014 (https://sapl.garca.sp.leg.br/norma/5189).

 

 Biografia do Sr. José Alcides Faneco

 José Alcides Faneco, nascido em 17 de novembro de 1948, é natural da cidade de Lins (SP), filho de Alcides Faneco e Angelina Mosquetti Faneco, contando com mais dois irmãos, Humberto Esley Faneco e lara Regina Faneco. É casado com Maristela Bertone Faneco e tem dois filhos - Fernando Henrique, casado com Ana Carolina, e Paulo André.

Iniciou seus estudos na cidade de Lins, no grupo escolar “Professor José Americano” e, posteriormente, no grupo escolar “Doutor Henrique Mourão”. Sua formação ginasial foi realizada no Instituto Americano de Lins, mesma instituição em que efetuou o colégio técnico industrial eletrotécnico, entre os anos de 1965 e 1968. Em 1969 ingressou no curso de Ciências Econômicas, na Faculdade de Ciências Econômicas de Marília, se formando bacharel em 1972. Realiza muitos cursos de extensão universitária, inclusive o de especialização em Administração, na área de Gerenciamento de Marketing, na Fundação “Eurípides Soares da Rocha”, aprimorando, desse modo, seu currículo profissional.

No ano de 1968 ingressou na Companhia Telefónica Brasileira, na cidade de Garça, na função de conservador técnico de equipamento local. A partir de 1971, atuou como conservador técnico de equipamento eletromecânico, ao passo que em 1973 foi transferido para a área financeira, no cargo de técnico de economia.

Na seqüência, trabalhou na Promon Engenharia e, em 1975, passou a atuar no departamento de administração financeira da Telesp - Telecomunicações de São Paulo. Posteriormente, passou a trabalhar na Telebrás, na função de economista, indo residir com a família na cidade de Brasília.

Retornou a Garça em 1982, quando passou a atuar no mercado pecuário ao lado de seu sogro, Sr. Alzir Vicente Soares Bertone. Concomitantemente, assumiu a presidência da Apae - Associação dos Pais e Amigos do Excepcional de Garça, cargo que ocupou até o ano de 1992. Entre 1991 e 1992, foi presidente também do Lions Clube de Garça.

Em 1988 deu início à sua carreira política, se candidatando a vereador e sendo eleito para a legislatura 1989/1992, com 380 votos. Na eleição seguinte, em 1992, referente ao mandato 1993/1996, foi eleito prefeito, com 7.265 votos. No ano de 1998, se candidatou a deputado estadual, tendo recebido 18.626 votos, mas não atingindo o montante necessário para ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Entre 1997 e 2000 voltou a atuar no ramo de pecuári, até que em 2001 é reconduzido ao cargo de prefeito - administração 2001/2004 - ao ser eleito com 10.850 votos. Foi reeleito prefeito, com 11.056 votos, mais de 40% do total, para o mandato 2005/2008.

Ao longo de sua atuação à frente da Prefeitura de Garça, Faneco conseguiu importantes conquistas para o Município, fruto do seu bom relacionamento com os ocupantes das esferas estaduais e federais, assim como com parlamentares.

Uma das maiores conquistas para o Município foi a implantação da Fatec - Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Trata-se da primeira faculdade pública e gratuita do Município, que hoje abriga mais de 500 alunos. Garça é uma das poucas cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes a contar com uma faculdade pública.

Além disso, o prefeito José Alcides Faneco teve reconhecimentos por sua atuação à frente da administração, com prêmios como o “Prefeito Empreendedor”, outorgado pelo Sebrae, nos anos de 2005 e 2006, e também o “Prefeito Amigo da Leitura”, concedido a ele no ano de 2005 pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Em 2008 foi homenageado em Brasília ao receber o primeiro prêmio da CNM - Confederação Nacional de Municípios de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão, por ter inserido Garça entre as melhores cidades do país que trabalham aspectos de bom gerenciamento dos recursos públicos e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Faneco é o condutor de uma política voltada para o incentivo ao emprego no município, buscando fortalecer o parque industrial da cidade. Hoje, Garça é um pólo de eletro-eletrônica, comportando, em seus três distritos industriais, empresas com forte presença no mercado nacional e internacional e que geram milhares de empregos a cidadãos de Garça e região.

O prefeito José Alcides Faneco também tem uma atuação marcada pelo incentivo às manifestações culturais. Durante sua gestão, ocorreu a criação da Escola Municipal de Cultura Artística “Amélio ‘Naná’ Zancopé”, que conta atualmente com mais de mil alunos em áreas como pintura, música, dança e teatro. A cidade de Garça ainda teve em sua gestão a construção do Teatro do Centro Integrado de Educação — “Sala Miguel Mônico”, que conta com 400 lugares e uma das estruturas mais modernas do interior do país. A obra foi iniciada ainda na gestão 1993/1996, sendo retomada em 2001 e entregue à comunidade em junho de 2008.

Em suas gestões, o prefeito Faneco deu ênfase especial à questão ambiental, criando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e consolidando aspectos fundamentais ao município, como o tratamento de 100% de esgoto e o incentivo à educação ambiental. Adicionalmente, conseguiu inserir Garça no privilegiado rol de cidades com o status de “Município Verde”, concedido pela Secretaria do Meio Ambiente àquelas que trabalham efetivamente a questão ambiental. O prefeito foi, durante dois mandatos, presidente do Comitê das Bacias dos Rios Aguapeí e Peixe, que envolve cidades da faixa centro-oeste do Estado de São Paulo.

Adicionalmente, o prefeito José Alcides Faneco empreendeu um relevante trabalho em diversas áreas da administração municipal, ao longo de seus três mandatos. Em sua primeira gestão, por exemplo, efetuou a troca da iluminação, com lâmpadas com vapor de sódio, em toda a cidade, executou a pavimentação da estrada São José, executou o maior plano asfáltico da história da cidade e construiu a usina de reciclagem e compostagem de lixo. Também instalou a Concha Acústica no Lago Artificial, efetuou uma ampla reforma de Museu e deu novo espaço para a biblioteca, além de viabilizar a construção do conjunto habitacional Sol Nascente, um dos maiores bairros garcenses.

Em suas duas outras gestões, Faneco efetuou um trabalho incisivo em áreas básicas, como a saúde, com a implantação do Programa da Saúde da Família e a instalação de 12 Unidades de Saúde, sendo que os prédios desses postos de saúde também passaram por ampliações e receberam melhorias. Em sua gestão, o prefeito priorizou o apoio ao Hospital São Lucas, com a aquisição de diversos equipamentos e oferecendo parcerias para a construção do novo Pronto Socorro e da Unidade de Fisioterapia.

No segmento educacional, todas as escolas (mesmo as estaduais) foram reformadas e ampliadas, receberam muros, sendo que passaram a contar com quadras poliesportivas e prédios muito mais adaptados para receber os alunos. As escolas Nely Carbonieri de Andrade e Maria do Carmo Pompeu Castro hoje contam com prédios novos, entregues no ano de 2004, que contam com total infra-estrutura e arquitetura moderna. Ainda no campo educacional, Faneco efetuou a desapropriação do antigo prédio do Mercadão — que sofria com a total falta de cuidados básicos — e nele instalou o Centro de Referência em Educação, espaço para capacitação e aprimoramento dos educadores.

Com olhos voltados para as futuras gerações, o prefeito Faneco desenvolveu os Centros Integrados de Educação, que contam com três pólos ativos e um em implantação:

Arte, Esporte, Educação Ambiental e Pesquisa. No Pólo Arte foi desenvolvido um espaço de interação para que os alunos da rede escolar possam ter contato com as atividades artísticas, possam ter ações no teatro, na biblioteca, entre outros espaços.

No Pólo Esporte, um ginásio de esportes foi construído, podendo receber um significativo número de alunos que têm acesso aos primeiros contatos com atividades esportivas variadas. Já o Pólo Educação Ambiental traz aos alunos noções sobre conservação do meio ambiente, reciclagem, entre outras atividades.

Faneco ainda manteve contatos intensos com representantes do segmento industrial e possibilitou que Garça mantivesse uma unidade escolar do Sesi e, além disso, contasse com a construção de um novo e moderno prédio para essa instituição de ensino.

No segmento lazer, o prefeito trabalhou na construção do Centro de Eventos, que ocupa uma grande área ao lado do campus da Fatec. Nesse local foi instalada uma pista de kart, além de contar com a estrutura para receber atividades variadas, como festas e exposições. O Lago Artificial J. K. Williams, cartão postal da cidade, também não foi esquecido, recebendo cuidados permanentes e tendo a construção do Jardim Oriental, que homenageia os descendentes japoneses e traz ainda mais beleza àquela área.

Os trabalhos em dotar a cidade com uma melhor infra-estrutura foi uma marca da gestão dos três governos do prefeito Faneco. Trabalhos como a duplicação da via de entrada da cidade (acesso à SP 294), duplicação e ciclovia da Labieno da Costa Machado, recapeamento asfáltico do centro da cidade e da avenida Rafael Paes de Barros, implantação de galerias de águas pluviais, asfaltamento de bairros como Jardim Anita, ruas do Labienópolis, Paineiras, Luis Eduardo Magalhães, entre outros, trouxeram melhorias para a cidade e para a comunidade como um todo.

Pensando no desenvolvimento econômico, Faneco desapropriou o prédio que, durante anos, abrigou o Frigus. Aquela área que, abandonada representava risco para a população local, agora está sendo oferecida a empresas que buscam empreender investimentos no município. Outra parte do Frigus foi ocupada pelas secretarias de Serviços Urbanos e Obras, permitindo que vários serviços executados pela Prefeitura ocupassem uma área muito mais estruturada.

 

Pedro Henrique Scartezini

Pedro Henrique Scartezini nasceu em Garça no dia 03.12.1953, filho de Osvaldo Scartezini e Dona Iracema Storti Scartezini, descendentes de imigrantes Italianos, que vieram pra Garça com suas famílias por volta dos anos 40, anos de grande desenvolvimento de nosso município em virtude das lavouras de café. Em 1977 se casou com a também garcense Rita Cassia Rossi Scartezini, e desta união, que já dura 40 anos, nasceram 3 filhos, Fabiano, Marcela e Gabriela e é também avô de 4 netos, Ana Luiza, Emanuelle, Pietro e Ana Luiza.

Pedro começou estudar em 1961, aos 7 anos, na Escola Maria do Carmo, no bairro Labíenópolis, onde concluiu o primário, se destacando como um dos melhores alunos da escola. Aos 11 anos foi para o Hilmar Machado, e lá fez o curso ginasial e o colegial, optando por Ciências Físicas e Biológicas.

Começou trabalhar muito cedo, aos 13 anos, e aos 14 foi trabalhar no Segundo Cartório de Notas e Oficio de Justiça, do saudoso escrivão João Martins Parreira. Aos 18 teve que ser emancipado por seu pai para assumir a função de Oficial de Justiça Ad-Hoc, que acumulava com os serviços cartorários. Aos 19 anos fez exame e foi aprovado para a função de Escrevente Judiciário, onde ficou por apenas um ano, pois em 1974 prestou concurso para o Banco do Brasil e foi aprovado. Deixou o Cartório e começou a trabalhar no Baco do Brasil, aqui mesmo na agência de Garça no dia 13.01.1975.

Logo no primeiro ano de trabalho foi aprovado em concurso interno. Em junho de 1977 saiu para servir ao Banco em Telemaco Borba, Estado do Paraná, como caixa executivo, em 1982 foi para Eldorado, no Vale do Ribeira, já como supervisor, onde o Banco abriu 6 novas agências; em 1986 foi nomeado Gerente de Expediente em Borborema-SP, onde permaneceu até o ano de 1996, ocasião em que teve a oportunidade de voltar para sua terra natal como gerente de área. Não hesitou  em aceitar a oportunidade, voltou e trabalhou no Banco até o ano de 1998, quando com 30 anos e 4 meses de trabalho e apenas 44 anos de idade, se aposentou por tempo de serviço.

Amante de Garça, ainda novo, resolveu iniciar um novo ciclo em sua vida, juntando suas economias investiu na abertura de uma Fábrica, a Scartezini Telhas, empresa do ramo de aço galvanizado, que fabrica telhas de aço e outros acessórios para construção civil, hoje com 18 anos de funcionamento, com fábrica em Garça e filial em Marília, agora sob a direção de seu filho Fabiano.

Também no ano 2000 resolveu entrar para a vida pública se candidatando a vereador, onde foi eleito como o 2º mais votado do partido, reeleito em 2004 e novamente reeleito em 2008. Na Câmara Municipal de Garça, em três mandatos,

ocupou vários cargos como de presidente das comissões de Orçamento e Finanças e Redação e Justiça, vice-presidente e Presidente da Câmara no biênio 2007/2008.

Em 2012, quando encerrou seu 3® e último mandato no legislativo, pensou em deixar a vida pública, mas convidado pelo Prefeito Faneco resolveu aceitar mais um desafio, de assumir a Secretaria da Saúde, onde permaneceu por um ano e

quatro meses.

Pedro foi Diretor e um dos fundadores da Associação Beneficente Vida Plena, onde permaneceu por mais de 10 anos, ajudando em trabalhos sociais como a distribuição de cestas básicas. Foi também, no ano de 2001, um dos fundadores do Campo 492 em Garça, dos Gideões Internacionais do Brasil, entidade cristã espalhada por todo o mundo, que tem a finalidade de entregar a palavra de Deus nas escolas, presídios, entre outras. Faz esse trabalho até hoje em nossa cidade e mais 7 cidades da região, onde é membro e o atual Presidente.

Pedro é cristão evangélico e congrega a Igreja Evangélica Vida Community, onde é membro e Vice-Presidente.

 

Biografia do Sr. Nilson Bastos Bento

Nilson Bastos Bento, nasceu em 16 de janeiro de 1947 em Garça, é formado em Ciências Econômicas pela Unimàr, e se orgulha do diploma de Professor do Ensino Fundamental e possui os registros profissionais de Jornalista e Radialista Junto ao MTPS.

A carreira do Nilson começou bem cedo. com apenas 12 anos, já era locutor no Serviço de Alto Falantes "A Voz de Garça", na antiga Estação Rodoviária. Aos 15 anos foi convidado por Antonio Constantino Neto e Badú Barros para trabalhar na Rádio Clube de Garça. Com 16 anos, em 1.963, foi levado por Moacír Teixeira Pitta e Wilson Mattos para a Rádio Clube de Marília, na época uma emissora referência no rádio interiorano. Só que dois anos depois retornava à Rádio Clube de Garça, então de propriedade de Roberto Espíndola, para fazer história.

Atuou como locutor, repórter, apresentador de rádio jornal, até que em meados de 1.968 assumiu a gerência e dois anos depois passou a integrar o quadro de sócios da emissora.

Das grandes lembranças, destaca a participação de Garça no programa "Cidade contra Cidade", em 1.969, na antiga TV Tupi, onde representou Garça "ao vivo" durante 4 horas e meia ao lado de Sílvio Santos, culminando com uma vitória inesquecível que rendeu, além das alegrias e da projeção da cidade, uma ambulância para Santa Casa local.

Nilson Bastos Bento, por décadas prestou relevantes serviços no rádio e ocupou por 4 anos a Secretaria da Industria e Comércio em nosso Município, sempre incentivando nossos empresários e formando profissionais radialistas que hoje trabalham nas cidades vizinhas e grandes metrópoles.

 Além disso, Nilson foi um dos grandes incentivadores do futebol suíço garcense. No começo dos anos 70, a então Rádio Clube de Garça formou o "Expressinho RCG". Como diretor o Nilson deu total apoio, em algumas vezes até jogou como goleiro. No início só os funcionários, depois com alguns reforços, tornou-se o melhor time da cidade. Na época os jogos aconteciam no Interior do Bosque Municipal, onde existia o único campo para a prática daquele esporte. Foi ali que o futebol suíço começou e se tornou a grande modalidade de hoje.

 

Biografia do Sr. Hussein Ali Chehade - "Salim"

Nascido em 1° de setembro de 1952 em Rafid no Líbano. Chegou ao Brasil em Julho de 1956, com 4 (quatro) anos de idade, juntamente com a Mãe (Sra. Charife El Hage Chehade ) e 4 (quatro) irmãos, diretamente para Garça/SP, pois seu Pai, Sr. Ali Mohamed Chehade já se encontrava na cidade.

Fez o primário na Escola Professor João Crisóstomo; o ginásio e até o 1° Semestre do 2° Colegial na Escola Hilmar Machado de Oliveira. Concluiu o Colegial na cidade de Bauru/SP na Escola Liceu Noroeste e participou do Cursinho Triângulo.

Entrou na Faculdade de Odontologia de Lins/SP em 1974 e concluiu o curso em 1977.

Naturalizou-se brasileiro em 1976. Em 1978 foi para São Paulo, onde seu 1° emprego foi em consultório dentário no Bairro Jaçanã, por meio período, mas logo conseguiu emprego nos Correios, primeiramente como dentista atendendo funcionários, depois como supervisor odontológico.

Trabalhou nos Correios por 31 (trinta e um) anos até se aposentar. Paralelamente, montou consultório dentário junto com 3 (três) amigos formandos da mesma turma (inclusive a esposa) em 1978.

Casou-se em 1979 (Setembro) com Rea Silvia Castrequini Chehade.

Seus filhos: Alexandre Castrequini Chehade (in memoriam) e Marcelo Castrequini Chehade. Morou em São Paulo por 36 (trinta e seis) anos.

Em 2014 voltou para Garça/SP. Aqui se dedicou ao trabalho voluntário nas instituições: 1) Santa Casa auxiliando e executando os mais diversos serviços; 2) HOSFRAM - Hospedaria Franciscana ajudando na cozinha a servir almoço para moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade econômica; e no 3) Residencial do Bosque cuidando das praças e canteiros do bairro.

 

Biografia do Sr. José Bettio

José Bettio é brasileiro, radialista, nascido em 11/01/1926 na cidade de Promissão, no interior de São Paulo. Trabalhou desde criança na roça em contato com a natureza.

Aos vinte anos veio para São Paulo, trabalhar como sapateiro. No ano de 1959 gravou seu primeiro disco de 78 rotações, começando assim sua carreira na música sertaneja.

No ano de 1968 ingressou no mundo do rádio com um programa na Rádio Difusora de Guarulhos, trabalhando também nas rádios: Cometa, Marconi, Record e Capital, chegando na década 70 à recordes de audiência em todo o Brasil, sendo conhecido por suas frases que marcaram na época tais como, “Fala Zé, falo, falo sim”, Joga água nele”, “Quem é ? É o Zé Béttio....”, entre outras.

Zé Béttio sempre preservou muito a natureza e os animais, valorizando cada ser vivo, como uma plantinha, uma formiguinha um passarinho entre todos os outros, se tornando um defensor e um amante da natureza. Seu contato com a natureza era tanto que criou em seu programa personagens como: Galinha Sabrina, Galo Lero-Lero, Jumento Teimoso, as vacas Paçoquinha, Fartura, Mascarada, Chita, Touro Maruco, sapo Bidu  entre tantos outros . 

Zé Béttio, como é conhecido, também realizou bailões e foi responsável por promover inúmeros produtos em seu programas, bem como acordar seus ouvintes ao som de um balde de água.

Zé Béttio se afastou do rádio em 2009, iniciando um projeto de escrever sua biografia, onde atualmente está atuando

Zé Bettio veio para Garça após adquirir a Fazenda Cascata onde estão grande parte das nascentes que abastecem a nossa cidade, se tornando um grande colaborador das causas ambientais de nosso municipio. Ele sempre atendeu as solicitações da nossa Prefeitura e também do SAAE que trouxessem benefícios ao nosso povo, em especial no abastecimento de água.

Zé Bettio, através de sua família e também de seus colaboradores, implantou em sua propriedade rural uma escola de educação ambiental que tem atendido a nossa rede escolar de educação, contribuindo de forma ampla para a formação de consciência ecológica para as nossas crianças.

Zé Bettio merece os nossos aplausos pela sua história de vida, que proporcionou durante muitos anos imensa alegria a todo o nosso povo, a cada nascer do sol.

O povo de Garça, em especial os mais idosos, nutrem grande adoração por esse ser humano que na sua humildade conquistou o coração do Brasil.  Ele sem sombra de duvidas, é e sempre será “A LENDA VIVA DO RADIO”.

Acompanhe a transmissão ao vivo da sessão através da página oficial da Câmara Municipal no Facebook (www.facebook.com/camara.garca)  e pelo canal no Youtube (www.youtube.com/channel/UC9fHU8c6ev02BvPBwX_v5Bw).