Câmara retoma seus trabalhos com matéria única na Ordem do Dia da 22ª Sessão Ordinária do ano.

por Fabiano Cruz última modificação 02/08/2019 13h14

ITEM ÚNICO –  Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2019, de autoria do vereador Marcão do Basquete –  Outorga o Título de Cidadão Garcense ao Sr. José Godoy. PARECERES DAS COMISSÕES PERMANENTES. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS.

Descendente de família muito pobre, como faz sempre questão de dizer, José Godoy chegou a Garça em 1937. Nascido em Pederneiras, veio com a família, ainda muito jovem, com oito anos de idade, com todos ainda enfrentando as consequências da crise mundial de 1929.

Ele lembra muito bem que o seu pai veio para derrubar matas com machado. Eram tempos difíceis. Nada de progresso.

José Godoy não esquece do seu primeiro trabalho: numa mercearia, tendo que entregar produtos nas residências, enfrentando as ruas esburacadas e arenosas da cidade com a sua carrocinha de mão.

Depois foi trabalhar na área comercial, na Livraria e Tipografia Central, onde ficou por 19 anos, tendo como patrões, João Batista Queiróz e José Luiz Tentor.

Em Garça, naquela época, anos 50 e 60, existia uma Livraria chamada Brasil, que estava à venda. Os srs. Batista e Tentor a adquiriram e passaram 33% para o `seo´ Godoy. Animado, lá foi ele trabalhar, trabalhar muito, pois aquele estabelecimento foi adquirido à base de empréstimo bancário, que precisava ser pago religiosamente, mês a mês. Mas com muito esforço e dedicação, tudo foi quitado.

Aos poucos, a livraria foi crescendo. Primeiramente foi acrescentada a parte de artigos de presentes e vários outros itens. Era uma época onde não havia caneta esferográfica, mas sim as canetas-tinteiro. Quando quebravam, só em São Paulo elas eram arrumadas. Porém, inteligente e vendo ali uma nova forma de negócio, aprendeu o mais novo ofício e passou a consertar todas as canetas-tinteiro aqui em Garça mesmo.

Passaram-se quatro anos e os antigos patrões lhe venderam a Livraria por completo. Ficou mais 13 anos no negócio, até mudar de ramo.

Esse senhor de alma jovial, brincalhão, que recentemente completou 90 anos, 82 deles vividos aqui em Garça, cidade que tem exatamente a sua idade, que já foi também agricultor. Nascido a 05/12/1928, foi casado com a saudosa Helena Pires Godoy, tendo quatro filhos: José Carlos, Carlos Alberto, Wanda Helena e Eduardo Ramiro. São seis netos: Duílio, Dumon, Aldo, Rodrigo, Alessandra e Erlon, além dos bisnetos.