CALENDÁRIO COLORIDO DA SAÚDE

por Fabiano Cruz última modificação 03/12/2021 18h35
Engajamento em campanhas temáticas geram resultados positivos

Um mês, uma cor, um símbolo. As iniciativas de mobilização da população em torno dos temas da saúde adotaram esses parâmetros para alertar para a prevenção de doenças ou para dar visibilidade às lutas das pessoas doentes. Desde a primeira associação do uso de laços na área da saúde, quando ativistas contra a Aids criaram fitinhas vermelhas representando suas lutas, em 1990, os laços de fitas da consciência, como são chamados, ganharam cores e meses de referência diferentes para disseminar e amplificar as mensagens sobre controle de diferentes doenças, dos cuidados com a saúde e de promoção da vida saudável.

Praticamente todos os meses do ano recebem uma cor. Essas campanhas mensais temáticas são um alerta para a conscientização sobre a prevenção de doenças, abertura de debates sobre cada doença, prevenção e troca de experiências com pessoas que superaram a doença.

É comum, especialmente com a propulsão tomada pelas redes sociais, os órgãos públicos aderirem às campanhas de saúde contra doenças e que envolvem cores dos meses. Setembro Amarelo, Outubro Rosa ou Novembro Azul possivelmente são termos familiares para todos.

A disseminação das campanhas ocorrem, sobremaneira, de acordo com o engajamento da mídia, empresas, clínicas, hospitais, indústria farmacêutica, organizações não governamentais, instituições públicas ou privadas e até com a participação de monumentos que são iluminados com a cor do mês. 

E a Câmara Municipal de Garça não poderia deixar de dar a sua contribuição sobre a importância de todas essas campanhas, atuando na disseminação do cuidado com a saúde e do alerta aos pequenos sintomas do corpo e da mente, além de promover debates e trazer informações.

Estas ações acabam tendo um papel muito significativo no crescimento dessas campanhas. Por conta destas realizações já é possível registrar, por exemplo, mudanças de comportamento de uma sociedade ou de público específico. E continuaremos com esta abordagem, fazendo a nossa parte, para a construção de uma sociedade mais consciente, informada e saudável.